sexta-feira, 1 de novembro de 2013

E agora? MDF ou Compensado

Para oferecer um trabalho de qualidade, o profissional precisa saber quais materiais devem ser utilizados para a sua perfeita realização. É importante conhecer muito bem suas características, aperfeiçoando sempre seus conhecimentos sobre eles. A aplicação incorreta e a má utilização podem ocasionar sérios problemas, além do descrédito no mercado. Empregar produtos e combinações apenas por serem, de menor custo não garante clientela e credibilidade.
Com ações assim, você corre o risco de nivelar-se com os demais profissionais do mercado, ocasionando guerra de preços, onde todos perdem, já que a qualidade dos móveis é deixada para trás. Você sabe qual composição oferece melhor qualidade ao seu projeto?
O MDF revestido com melamina ou o compensado revestido com Formica®? Para decidir temos que conhecer as vantagens destes materiais, primeiramente de seus substratos:
Compensado Sarrafiado x MDF
Para se manter as características originais da madeira recomendamos o compensado sarrafiado, já que este material não passa por processos de trituração pelo qual passa o MDF. O compensado sarrafiado ainda apresenta:
  • Maior resistência à umidade;
  • Material mais leve (não necessita de ferragens especiais);
  • Maior aderência de pregos e parafusos;
  • Menor grau de empenamento.
Compensado Laminado x MDF
As vantagens de se trabalhar com o compensado laminado são praticamente as mesmas do compensado sarrafiado. Por ter em sua composição lâminas de madeira montadas de forma cruzada, proporciona maior resistência quando utilizado, por exemplo, como prateleira, suportando assim mais peso do que o MDF, apresentando menor deformação.
Detalhe: o profissional deve estar sempre atento à qualidade do compensado, que varia conforme o fabricante. Estes dois tipos de compensados, se revestidos com laminados Formica®, apresentam uma resistência superficial dez vezes maior do que se usarmos o MDF revestido com melamina. Por isso, na hora de executar um trabalho, avalie bem qual tipo de produto você irá oferecer ao seu cliente.

Soluções e inovações da Formica® estarão na ForMar 2013.


Formica® Real Color - Foto: Paulo Falcão.
Formica® Real Color – Foto: Paulo Falcão.
A Formica®, pioneira em laminados decorativos de alta pressão e em inovações, estará na Feira da Revenda e da Marcenaria, a ForMar 2013. A marca preparou novidades especiais para quem exige qualidade e soluções práticas para diferenciar os seus projetos:
Formica® Real Color: O novo laminado decorativo que garante mais produtividade e design exclusivo aos móveis. Disponível em 7 cores que são tendências internacionais e em 7 espessuras para diferentes aplicações, o produto confere acabamento impecável que dá brilho as peças e substitui a pintura. Com conceito monolítico, é unicolor e contém uma adição especial de resina que o torna leve, de fácil e rápida aplicação. Possui ainda alta resistência à umidade, estabilidade de cor e não descasca.
Novas cores de Fita de Borda: Eficientes para eliminar o fio preto lateral dos laminados sendo fiéis às suas cores, agora, as fitas de borda em PVC estão disponíveis em quase todos os padrões da cartela da Formica®! É fácil aplicação, excelente desempenho nos processos automáticos e manuais e perfeição nos acabamentos.
Novos padrões: A Formica® possui uma ampla gama de cores, texturas e desenvolve constantemente novos padrões alinhados com as principais tendências internacionais de decoração. Neste ano ela surpreende com: Corten, Concreto, Trama, Soft, Nogueira Nodo, Ebano e Oxid.
Oficina de aplicação dos produtos Formica®: Participe, receba dicas e aprenda de forma simples e prática a utilizar e manusear toda a qualidade Formica®.
E mais, os visitantes que mostrarem a carteirinha do Clube do Marceneiro Formica® ganharão um brinde exclusivo.
Confira de perto, no stand da Formica®, lançamentos sob medida para atender especialmente o seu negócio!

Por que ter uma cozinha planejada?

Móveis práticos e funcionais são requisitos básicos das cozinhas mais aconchegantes e modernas, mas isso dificilmente é encontrado em ambi...