sexta-feira, 1 de novembro de 2013

E agora? MDF ou Compensado

Para oferecer um trabalho de qualidade, o profissional precisa saber quais materiais devem ser utilizados para a sua perfeita realização. É importante conhecer muito bem suas características, aperfeiçoando sempre seus conhecimentos sobre eles. A aplicação incorreta e a má utilização podem ocasionar sérios problemas, além do descrédito no mercado. Empregar produtos e combinações apenas por serem, de menor custo não garante clientela e credibilidade.
Com ações assim, você corre o risco de nivelar-se com os demais profissionais do mercado, ocasionando guerra de preços, onde todos perdem, já que a qualidade dos móveis é deixada para trás. Você sabe qual composição oferece melhor qualidade ao seu projeto?
O MDF revestido com melamina ou o compensado revestido com Formica®? Para decidir temos que conhecer as vantagens destes materiais, primeiramente de seus substratos:
Compensado Sarrafiado x MDF
Para se manter as características originais da madeira recomendamos o compensado sarrafiado, já que este material não passa por processos de trituração pelo qual passa o MDF. O compensado sarrafiado ainda apresenta:
  • Maior resistência à umidade;
  • Material mais leve (não necessita de ferragens especiais);
  • Maior aderência de pregos e parafusos;
  • Menor grau de empenamento.
Compensado Laminado x MDF
As vantagens de se trabalhar com o compensado laminado são praticamente as mesmas do compensado sarrafiado. Por ter em sua composição lâminas de madeira montadas de forma cruzada, proporciona maior resistência quando utilizado, por exemplo, como prateleira, suportando assim mais peso do que o MDF, apresentando menor deformação.
Detalhe: o profissional deve estar sempre atento à qualidade do compensado, que varia conforme o fabricante. Estes dois tipos de compensados, se revestidos com laminados Formica®, apresentam uma resistência superficial dez vezes maior do que se usarmos o MDF revestido com melamina. Por isso, na hora de executar um trabalho, avalie bem qual tipo de produto você irá oferecer ao seu cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário