quarta-feira, 2 de outubro de 2013

IPI de móveis sobe a partir desta terça-feira

Decreto oficializa as novas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para móveis, luminárias, painéis de madeira, inclusive aglomerada, e ainda para alguns tipos de chapas, folhas, películas, tiras e lâminas de plástico. O texto publicado no Diário Oficial da União (DOU) torna o aumento válido a partir desta terça-feira até fim do ano .

O imposto, temporariamente reduzido, segue em processo de recomposição, mas ainda não volta ao seu nível normal este ano, seguindo o que já tinha sido anunciado anteriormente pelo Ministério da Fazenda.

Para móveis, cuja alíquota normal é de 5%, o IPI sobe de 3% para 3,5%. Esse é o caso também dos painéis de madeira. O alíquota aplicável às luminárias, que estava em 10%, será de 12% até fim dezembro. Em princípio, portanto, voltaria a 15% só em janeiro.

Para chapas, folhas, películas, tiras e lâminas de plástico, na maioria dos casos abrangidos pelo de reto de hoje, a alíquota normal é de 15%. Mas será de 3,5% até dezembro, ante 3% vigentes até o mês passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário

Por que ter uma cozinha planejada?

Móveis práticos e funcionais são requisitos básicos das cozinhas mais aconchegantes e modernas, mas isso dificilmente é encontrado em ambi...